SOBRE O GRÊMIO ESTUDANTIL
O Henriqueta é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais e sociais. Esse é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.
Em 2024, a organização mudou oficialmente o seu nome para Grêmio Estudantil Henriqueta Leopoldo, chamado carinhosamente por Henriqueta.
sua voz nunca será
calada ou esquecida!
Quem foi
HENRIQUETA LEOPOLDO?
☆1996 – ᛭ 2024
Henriqueta Leopoldo foi uma importante presidente do Grêmio Estudantil do Instituto Flamel, deixando um legado inestimável entre 2019 e 2024. A jovem perdeu a vida em janeiro deste ano, após um ataque bárbaro e cruel sofrido na Escola de Magia e Bruxaria de Vila Vareta, onde fazia intercâmbio na sua adorada ‘Casa das Águias’.
Nascida em Quixó em 22 de janeiro de 1996, essa aquariana deixou um grande legado de coragem e empatia, sempre agindo em benefício do próximo. Incansável em sua luta, Henriqueta viveu e morreu acreditando - e construindo - um Bàdiu mais justo para bruxos e criaturas.
Apaixonada pelo Xoxó Argobol Clube e pelo pudim de fruta pão da dona Isolda Inês, Henriqueta espalhou por onde estive o seu orgulho pela demarcação de Dédalo. Todos aqueles que tiveram o prazer de seu convívio, certamente se tornaram um pouquinho Dedalense.
Henriqueta Leopoldo vive na glória daqueles que se tornaram imortais. Nossa pupila da alquimia não fabricou a Pedra Filosofal, tampouco atingiu a rubedo de sua alma, mas será conjugada em um tempo muito especial: O pra sempre. Henriqueta viverá para sempre em cada ato de amor e coragem dos gremistas do Instituto Flamel de Rebuçado. Inesquecível como é, como foi e como sempre será, Henriqueta é imortal dentro da causa boticária e dentro de seu tão amado ‘Porãozinho’.
Obrigado, Henriqueta. Por você fomos. Somos. Seremos!
nossos cargos
Em 2024, o Henriqueta recrutará 40 gremistas dispostos a fazerem a diferença no mercado alquímico!
porta-voz da comunicação
15 vagas
Os candidatos a esse cargo têm a bonita e árdua tarefa de informar a entreter os colegas do campus, isso através da ‘Rádio Trombone’ e da “Gazeta dos Arcos”.
O nosso jornal, Gazeta dos Arcos, foi nomeado em homenagem ao filósofo Homero Paço de Arcos, fundador do Grêmio Estudantil do Instituto Flamel há mais de cem anos.
Bem, nossa Rádio Trombone faz claramente uma referência ao megafone de Henriqueta Leopoldo, que nunca teve papas na língua para falar em alto e bom som tudo o que precisava ser dito!
Nosso corpo de porta-voz também é responsável por espalhar as ações do Henriqueta, fazendo que seus debates e protestos cheguem em todos os estudantes de Rebuçado!
Secretário de políticas educacionais
10 vagas
Os candidatos a esse cargo têm a importante missão de promover a extensão do aprendizado, promovendo encontros extraclasses com docentes convidados e organizando grupos de estudos.
Esses gremistas tendem a ser articulados, entusiastas das leis e das políticas públicas, sempre buscando caminhos para que as causas do Henriqueta ganhem notoriedade junto as autoridades locais e nacionais, tal como órgãos e entidades que controlam a sociedade alquímica, como a ABA (Associação Brasileira de Alquimia), a Confraria Local de Boticas, a IS (Inspeção Sanitária), entre outros.
Em conjunto com a Federação Mágica do Bàdiu, os secretários de política estão trabalhando para viabilizar grandes projetos:
i Uma cartilha de conscientização para escolas ABC
i Iniciativas com outros Grêmios estudantis do país
i Debates que visam aproximar os estudantes do poder público, como um encontro com Bete Cachos, prefeita da cidade de Rebuçado.
i Entre outros projetos em desenvolvimento.
Secretário de cultura
15 vagas
Os candidatos a esse cargo são responsáveis por iniciativas socioculturais. É dever dos secretários da Cultura incitarem os jovens acadêmicos a pensar no futuro e olhar criticamente para o Bàdiu e o mundo.
Esses gremistas devem usar de criatividade para organizar os protestos e aspirar inovações que visam chamar a atenção da comunidade para as causas defendidas pelo Henriqueta.
Em uma iniciativa dos secretários de políticas educacionais do Henriqueta, nossos gremistas da cultura vão desenvolver uma cartilha de conscientização contra o maltrato de criaturas mágicas. Isso será distribuído nas escolas ABC de todo o país, com o consentimento da Federação Mágica do Bàdiu.
não entrei no
HENRIQUETA,
e agora?
Não se preocupe!
Você ainda pode ter voz ativa em nossa organização!
Mesmo não fazendo parte do corpo de gremistas, todos os alunos do Instituto Flamel têm um papel importante a desenvolver nessa entidade.
Confira a programação e os comunicados pelo campus. A sua presença será de grande valia em nossos protestos e debates abertos ao público!
NOSSA CAUSA
maltrato das criaturas mágicas
NA INDÚSTRIA BOTICÁRIA
O Henriqueta sempre se preocupou em fazer vozes serem ouvidas. Seja de estudantes, na luta por direitos estudantis, seja de criaturas, vidas que não têm amplas formas de defesa dentro do cruel e milenar mercado boticário.
A Phyton Therapeia se mostra uma grande aliada contra o maltrato de criaturas mágicas em prol das poções e do poderoso mercado boticário. Assim como zoomagistas progressistas já se mostram entusiasmados na substituição de insumos animais, priorizando manter suas vidas.
O caminho é árduo e longo, mas para que as futuras gerações gozem de um mundo mais justo, onde todas as vidas são respeitadas para além da supremacia dos bruxos, o trabalho deve começar imediatamente. O primeiro passo é a conscientização dessa necessidade. A partir disso o investimento em pesquisas e novas descobertas devem nortear o mundo mágico rumo ao futuro!
Nós, do Henriqueta, estamos atentos no que diz respeito a voz e ao direito dos estudantes. Da mesma forma, estamos dispostos a ser elemento de mudança na sociedade, instigando a conscientização e o olhar ao próximo. Lutando contra o maltrato e a exploração de qualquer ser vivo que exista sobre as terras paliadas do nosso Bàdiu varonil. Vamos juntos?